cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Junte-se e partilhe a sua experiência!

Problemas na recuperação do Windows Vista

cinemaddicted
Visitante

Problemas na recuperação do Windows Vista

Boa noite.

Adquiri o portátil Sony Vaio FZ-21M há quase um mês e tinha vindo a funcionar perfeitamente bem até instalar outro sistem operativo, mais propriamente a release Ubuntu 7.10. Para tal segui um tutorial que encontrei na net: http://www.howtoforge.com/dual_boot_windows_xp_vista_ubuntu_feisty

Houve uma vez em que o sistema operativo Ubuntu hibernou e perante nenhuma resposta não vi outro método de retornar ao trabalho senão desligar e ligar directamente no botão! Ao fazer isso da próxima vez que entrei no Windows fui directamente para o ambiente "VAIO Recovery Tools", tendo escolhido a opção (com nome semelhante a) "Windows Recover" e um dos últimos pontos de restauro, tendo o Windows Vista restornado à normalidade. Entretanto aconteceu uma situação semelhante (a bateria estava perto do 0% e o portátil desligou) e segui os mesmos passos, só que dessa vez o software não consegue encontrar pontos de restauro. De seguida tentei criar um, mas e perante a mensagem de uma janela, devido ao modo em que estava não me era possível fazê-lo. Não tendo dados importantes no disco para recuperar tentei de seguida restaurar o C:, seleccionando a
opção "Restore C: Driver". Para minha grande surpresa apareceu-me a seguinte mensagem:

"Your system drive is too small or may not exist. Select "Restore Complete System" to perform a complete system recovery"

Não tendo criado discos de recuperação e como o portátil não vem com nenhum (!), estou agora no dilema de através do Ubuntu (que funciona a 100%) tentar reinstalar tudo de novo, mas não estou a ver maneira de recuperar o sistema operativa que veio de origem no portátil. Pelo que li na Internet, este é um problema comum e para qual a solução muitas vezes é comprar um dvd de recuperação à marca. De notar que tentei entrar em quase todos os modos do Windows, carregando na tecla F8 antes do logo do Windows, e sou sempre direcionado para a VAIO "Recovery Tools"!

Gostava de saber qual é o vosso conselho? Como posso eu recuperar o Windows Vista? Este problema é do Vista ou do software da Vaio?

Abraços e obrigado,
Tiago Teixeira.

43 RESPOSTAS 43
profile.country.de_DE.title
itbroker
Visitante

Acompanhando os feras de plantão... veremos o resultado...

Eu aposto nos discos originais de recuperação.

profile.country.pt_PT.title
V57...
Participante

Gostei dessa caro itbroker...mas no meu caso trata-se apenas de um verdadeiro "amante" da Sony, com a sua "provecta" idade , curioso em termos informáticos e que não consegue "resistir" às complicações/problemas/dúvidas de muitos dos intervenientes neste fórum...
Um grande abraço...

lilagomes
Visitante

Pois, e eu que já tive de resolver muitos problemas de software com o meu
VAIO, e sei o que isso me custou, tento ajudar os meus colegas do forum a
resolver os seus problemas, minimizando, assim, o seu possível desagrado
pela VAIO que no meu ponto de vista é um óptimo produto. Só pecam por não
darem apoio ao Windows XP.
Bom Natal, lilagomes

itbroker
Visitante

Apoiados !!!

:handshake: :handshake: :handshake:

V57...
Participante

Caro cinemaddicted :

Diga alguma coisa...Quer-me parecer que estamos todos na expectativa...

Um grande abraço...

cinemaddicted
Visitante

Boa noite.

Lamento não ter comunicado novos desenvolvimentos mais cedo, mas tenho andado extremamente cheio de trabalhos da faculdade, pelo que não foi possível responder mais cedo.

Respondendo por partes:

v.57:

-Será que no meio deste processo efectuou alguma alteração na Bios?
-Será que adquirindo os discos de recuperação originais não lhe irá acontecer o mesmo?
-Tem alguma possibilidade de experimentar os discos enviados com outro Disco Rígido no Vaio?
-Hipótese de formatar o Disco Rígido e tentar utilizar os referidos discos...

Antes de mais, obrigado pelo contínuo apoio que tem demonstrado. Tem-se revelado uma boa ajuda em todo o processo. Em relação às perguntas, por ordem:

1) Não fiz nenhum alteração na BIOS antes do problema e só fiz depois do mesmo após receber os discos de recuperação que me enviou, para seguir a sugestão da lilagomes. Já tentei usar os valores por defeito ou alterar a ordem (para tentar 1º o DVD), mas o resultado é o mesmo: arranca o CRUB...

2) Não sei... Pelo que li e ouvi, penso que não...

3) Não percebi bem a pergunta. Pergunta-me se copiasse o conteúdo dos discos para outro disco rígido, externo ao do VAIO, se funcionaria? Eu tentei fazer isso com o IPOD e não funcionou (escolhendo na BIOS para suportar drives externas).

4) Quanto a essa hipótese, estou seriamente ponderar fazê-la, mas não sei qual o método mais eficaz (com pouca probabilidade de errar em algum passo) para formatar o disco, tendo em conta que possuo o Ubuntu 7.10.

Pois, certamente, alguma coisa alterou o Boot!
Assim, ir à Bios (pressionar F2 no arranque) e alterar o Boot para:
1: Internal Optical Drive
o resto pode manter-se como está.
... depois iniciar o pc com o primeiro DVD ou seja o 1/2 e irá aparecer:

1º. Windows is loading files
2º. Vai carregar o sistema operativo em uso (é mesmo assim!)
3º. Abre uma janela de: SYSTEM RECOVERY OPTIONS
e então aqui clicas em NEXT e escolhes o que queres fazer!!!

Depois de formatar o Disco e carregar o DVD 1/2,
irá pedir o DVD 2/2.

Depois de iniciar o Windows Vista é que irá pedir o DVD 3, das drivers.

E ficará tudo ok!!!

Bom NATAL para todos!

lilagomes:

Segui os passos que cita aqui, mas não funciona. O CRUB inicia, após alguns segundos de leitura do DVD...

Assim sendo, alguém me pode indicar como resolver o problema (i.e correr os discos de recuperação) e se tal não for possível (face ao que já disse) como formatar o disco para restaurar o Vista.

Obrigado a todos,
Tiago Teixeira.

V57...
Participante

Caro Tiago:

Ao longo dos diversos posts deste fórum, tenho-me apercebido que quando os discos de recuperação não são feitos de imediato tem havido alguma dificuldade em proceder à sua feitura posteriormente...algumas vezes mesmo é quase impossível...nomeadamente depois de terem sido feitas algumas instalações e updates...

No seu caso, tendo em conta que não pode formatar o seu disco com ele incluído no portátil deixo-lhe aqui uma hipótese que me parece ser a mais viável...

Adquirir uma caixa externa para discos de 2.5 Sata...(15 a 20,00 €)
Desinstalar o disco do Vaio e colocá-lo na caixa adquirida...
Formatá-lo ligando a caixa externa a um Pc...
Recolocar o disco no Vaio...
Tentar arrancar com os disco de recuperação...

Com um abraço

itbroker
Visitante

Caro v.57 / Tiago,

Acredito que há última solução proposta é muito radical... e poderá acarretar problemas de perda de garantia do computador.

Minha última sugestão e mais lógica e segura para mim... vem a ser a procura da assistência técnica para reparar o drive ou no mínimo recuperar as configurações de fabrica do Laptop.

Tiago... agora a decisão é sua...

V57...
Participante

Caro Tiago,

Será que já conseguiu resolver o seu prolema?

Cumprimentos

cinemaddicted
Visitante

Boa tarde.

Venho informar que já tenho o meu problema resolvido. Decidi não usar a solução radical, pois se abrisse o portátil arriscava-me seriamente a ficar sem garantia, o que num portátil pode ter consequências catastróficas. Como tal dirigi-me ao local de venda (FNAC) do mesmo e pedi para que recuperassem como veio de fábrica, tendo-me sido comunicado que a marca não fazia isso, pelo que elemento(s) da FNAC fizeram-no. Acabei mesmo agora de fazer os 3 discos de recuperação (e volto a agradecer a disponibilidade a atenção admiráveis do v.57) e aprendi uma lição: mais vale a pena deixar do Vista sozinho, do que introduzir um compincha - porque pode dar asneira! :slight_smile:

Um abraço e obrigado a todos,
Tiago Teixeira.