Partilhe a sua experiência!
Boa noite.
Adquiri o portátil Sony Vaio FZ-21M há quase um mês e tinha vindo a funcionar perfeitamente bem até instalar outro sistem operativo, mais propriamente a release Ubuntu 7.10. Para tal segui um tutorial que encontrei na net: http://www.howtoforge.com/dual_boot_windows_xp_vista_ubuntu_feisty
Houve uma vez em que o sistema operativo Ubuntu hibernou e perante nenhuma resposta não vi outro método de retornar ao trabalho senão desligar e ligar directamente no botão! Ao fazer isso da próxima vez que entrei no Windows fui directamente para o ambiente "VAIO Recovery Tools", tendo escolhido a opção (com nome semelhante a) "Windows Recover" e um dos últimos pontos de restauro, tendo o Windows Vista restornado à normalidade. Entretanto aconteceu uma situação semelhante (a bateria estava perto do 0% e o portátil desligou) e segui os mesmos passos, só que dessa vez o software não consegue encontrar pontos de restauro. De seguida tentei criar um, mas e perante a mensagem de uma janela, devido ao modo em que estava não me era possível fazê-lo. Não tendo dados importantes no disco para recuperar tentei de seguida restaurar o C:, seleccionando a
opção "Restore C: Driver". Para minha grande surpresa apareceu-me a seguinte mensagem:
"Your system drive is too small or may not exist. Select "Restore Complete System" to perform a complete system recovery"
Não tendo criado discos de recuperação e como o portátil não vem com nenhum (!), estou agora no dilema de através do Ubuntu (que funciona a 100%) tentar reinstalar tudo de novo, mas não estou a ver maneira de recuperar o sistema operativa que veio de origem no portátil. Pelo que li na Internet, este é um problema comum e para qual a solução muitas vezes é comprar um dvd de recuperação à marca. De notar que tentei entrar em quase todos os modos do Windows, carregando na tecla F8 antes do logo do Windows, e sou sempre direcionado para a VAIO "Recovery Tools"!
Gostava de saber qual é o vosso conselho? Como posso eu recuperar o Windows Vista? Este problema é do Vista ou do software da Vaio?
Abraços e obrigado,
Tiago Teixeira.
Caro Tiago,
Satisfeito pela resolução do seu problema...
Votos de um excelente 2008 bem como de uma rápida conclusão desse curso...
Da minha parte...disponha sempre...
Um grande abraço
v.57
Um conselho
Faz um teste ao backup dos dvd's.
Digo isto porque o meu backup dos dvd's dizia finalizado com sucesso, e quando precisei deles mandaram-me dar uma volta pois não funcionam.
Estamos aqui para ajudar :smileygrin:
Case Closed.
Ois. O meu modelo é o VGN-FZ31E e tenho algumas duvidas:
- 1º em relaçao às teclas Fn. Tenho visto varios posts sobre a recuperaçao original do portatil e referem as teclas F8, F10, F11... Qual a funçao de cada uma? (experimentei a F10 q é a q aparece no manual de recuperaçao do meu vaio e ao fazer restore C diz q o disco n pode ser encontrado ou n existe)
- 2º Ja fui varias xs à fnac, onde comprei portatil, pedir ajuda na recuperaçao e saio sp de la tal e qual como entrei. Da ultima x, apos a minha proposta de fazer back up de um modelo igual ao meu em exposiçao na loja, disseram q n o podiam fazer pois só é possivel um back up por portatil. N sei até q ponto isto é verdade... (se o cinemaaddicted n se importasse de me fornecer o seu contacto podia tentar na loja a ver se me faziam a tal recuperaçao)
3º sabem de algum problema na criaçao do pc virtual com o xp nos vaios, particularmente no meu modelo?
Cumprimentos
Embryo,
1) Existe um software que gerencia as teclas de função e o que elas fazem... Veja na página 30 do manual que acompanha o seu Vaio Laptop. Vc. tem acesso facilmente a ele através da Internet.
2)Escrevemos um post que pode lhe ajudar, veja aqui...
Espero ter ajudado.
Por acaso ja n é a primeira vez q responde aos meus posts a tentar ajudar mas sinceramente continuo com os mesmos problemas dd q comprei o portatil há mais de um mês...
O q eu queria mesmo era falar com o cinemaddicted pa saber a que loja fnac ele foi!
Relativamente às dicas q me deu, ambas têm o mesmo resultado: tecla F10 n me recupera o portatil como veio de "fábrica". Ja tentei a opção restaurar a unidade C e diz q o disco n pode ser encontrado. (mas ja tinha dito isto no ultimo post) Portanto o post q era suposto ajudar, n ajuda.
Em relação à pagina 30 q me indicou... de qual manual? vieram uns 10 manuais com o meu vaio...
Também fiz uma pergunta, aliás a mais importante, à qual ainda n obtive resposta: Se só é possível fazer dvds de recuperação de um vaio uma vez?
Agradecia outras opinioes, se possivel...
Cumprimentos
Para falar com o cinemaddicted, apenas localize uma thread/post que ele escreveu e click em MP (Mensagem Privada) que ele receberá diretamente uma mensagem sua.
Em alguns casos, a tecla
Quanto ao manual, veja o link aqui...
Você pode fazer várias cópias do seu DVD de recuperação, apenas sugiro que vc. utilize os DVD's da própria marca SONY.
Também ja tentei a F11, ontem, n acontece nada, o windows continua a iniciar.
Ainda não entendeu a dúvida. Eu não quero fazer uma cópia dos meus dvd's de recuperação. Eu não os tenho! Por isso é que estou a tentar recuperar o meu vaio como veio de "fábrica"... para os poder fazer.
A pergunta que fiz foi:
"Se só é possível fazer dvds de recuperação de um vaio uma vez?" Vou ver se explico de outra forma: Eu fui à fnac, onde comprei o meu vaio, e pedi para fazer dvd's de recuperação de um modelo vaio igual ao meu que se encontrava em exposição na loja. O que me disseram foi que se o fizessem, deixariam de o poder fazer, uma segunda vez, a quem comprasse o tal vaio em exposição. Ou seja, disseram que não era possível fazer os dvd's de recuperação duas vezes a partir do mesmo portatil. É esta a minha dúvida. Se o que me disseram na fnac é verdade ou não.
Cumprimentos.
Não te consigo confirmar se é verdade ou não porque nunca fiz duas cópias.
Mas tenho quase a certeza que é falsa porque enquanto tiveres a partição de recovery, podes restaurar o sistema quantas vezes que quiseres e não faz sentido não poder fazer mais cópias de DVDs de recuperação.
Esta informação não procede.
SIM, é possível se fazer mais de 01 (uma) cópia dos DVD's de recuperação por laptop.