cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Junte-se e partilhe a sua experiência!

Entravista com o vencedor do concurso de fotografia de outubro, Wojtek Piatek

jaylward
Membro
Membro
761  Visualizações

Valve Tower Bridge_resized.jpg

Todos os meses fazemos um concurso de fotografia para a Comunidade Sony, cada um com um tema diferente, e ficamos constantemente impressionados com a qualidade e a variedade das participações que recebemos. O concurso de outubro era sobre “pontes”, e o cobiçado primeiro lugar foi para Wojtek Piatek, residente na Irlanda, pela sua belíssima fotografia intitulada “Valve Tower Bridge”.

Encontrámo-nos com Wojtek pouco depois de os resultados terem sido anunciados para falar sobre a sua fotografia vencedora, a sua paixão por fotografia e muito mais.

Olá Wojtek. Antes de mais, parabéns por ter ganho o concurso de fotografia deste mês! A sua fotografia é brilhante e merecedora da vitória.

“Muito obrigado. Ainda não consigo acreditar que a minha fotografia ganhou o concurso.”

Podemos saber onde reside e o que faz?

“Trabalho numa empresa de limpezas. Fazemos várias coisas, mas sou responsável pela remoção de graffiti em Dublin, trabalho como prestador de serviços para a Câmara Municipal de Dublin, portanto acho que posso dizer que o meu trabalho é limpar paredes.”

Quando é que começou a interessar-se por fotografia?

“Sempre gostei de tirar fotografias, mas só comprei a minha primeira DSLR há cindo anos, uma Sony α450, principalmente porque queria ter fotografias boas dos meus filhos a crescer. Desde então tornou-se num grande, grande passatempo meu e que espero que no futuro venha a ser mais do que um passatempo.”

Onde é que estava quando recebeu o e-mail a dizer que tinha ganho o concurso?

“Estava a ter um dia muito mau quando recebi o e-mail, tive de trabalhar um turno duplo e depois o meu carro avariou, o que fez com que me atrasasse a ir buscar os meus filhos à escola. No início nem conseguia acreditar, pensei que fosse outra mensagem de spam ou qualquer coisa dessas. Ainda me custa a acreditar que a minha fotografia foi escolhida de entre tantas fotografias fantásticas, até porque eu nem achava que estava assim tão boa.”

Pode contar-nos a história por detrás da fotografia? Onde foi tirada e o que o atraiu para aquela ponte?

“Bem, a ponte do reservatório Valtry, no condado de Wicklow, na Irlanda, é um local bastante popular para os fotógrafos. Fui lá para tirar umas fotografias do pôr do sol e o meu plano era ter um lado da ponte no fotograma. Depois de tirar algumas fotografias, decidi tirar uma fotografia da parte de cima da ponte, já que quase nunca vi fotografias assim, isto obrigou-me a uma ligeira escalada e a fazer de conta que não reparei no sinal de “Proibida a entrada”, mas vamos passar essa parte à frente…

“O sol já se tinha posto, por isso decidi tirar uma exposição longa para capturar o movimento das nuvens. Depois converti-a para preto e branco na pós-produção, já que a fotografia não tinha quase cor nenhuma que a tornasse interessante.”

E que equipamento é que usou para tirar a fotografia?

“Usei a câmara Sony a99 com uma lente Sony f/2.8 ZA SSM de 16-35 mm.”

E por fim, olhando agora novamente para a fotografia, o que é que ela significa para si?

“Não sei bem. Tal como eu disse anteriormente, eu não achei que fosse tão boa como algumas das outras fotografias que faziam parte deste concurso, mas ainda assim foi escolhida pelo júri, portanto estou muito satisfeito. Mais uma vez, obrigado!”

Para se manter a par dos concursos de fotografia da Comunidade Sony, subscreva a newsletter da Comunidade Sony.